Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

terça-feira, 17 de abril de 2012

Comunidade de Lagoa da Égua está celebrando a festa de seu padroeiro.

O povoado de Lagoa da Égua, localizada nas proximidades de Rajada está realizando o novenário de Santo Expedito.
Santo das causas urgentes, como é conhecido, Expedito era o comandante-chefe da Legião Romana, na Armênia. Comandava 6.821 soldados e foi derrotado no dia 19 de abril do ano 303, data de seu martírio. Sangrou até a morte e teve a cabeça decepada por uma espada. No entanto, a morte não pôs fim à fama da prontidão militar de Expedito, que teria se convertido ao cristianismo depois de tocado pela graça divina.
Conta-se que um espírito do mal apareceu sob a forma de um corvo, que dizia cras... cras... , que em latim quer dizer, "amanhã".
Sem hesitar, o legionário esmagou o pássaro com seu pé, dizendo, hodie ou "hoje", em latim, o que caracterizou sua conversão imediata.
O culto a Santo Expedito chegou ao auge no século 18 na Europa. No entanto, só em 1942, ele ganhou a primeira igreja no Brasil. Foi um pedido dos soldados municipais de São Paulo, ao monsenhor Paulo Aurisol Cavalheiro Freire, capelão da Polícia Militar. Monsenhor Freire dedicou a igreja a Santo Expedito, que foi construída próxima ao quartel, na região central da cidade.
Além de padroeiro das causas urgentes, Santo Expedito também é conhecido como padroeiro dos militares, dos estudantes e dos viajantes.
O encerramento da festa, acontecerá no próximo dia 19, às 19h30, com a Celebração da Santa Missa.
Algumas informações: www.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores