Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Medo X Você: Quem vai vencer? Enfrente seus medos e descubra como sair vencedor.


Dizem que, na Bíblia, a expressão "não tenhais medo" está escrita 365 (trezentas e sessenta e cinco) vezes. Isso significa que, para cada dia no ano, temos de nos lembrar de que podemos vencer esse inimigo.
Mesmo que esta conta não seja exata, o certo é que neste duelo: "Medo X Você", Deus quer fazer de você um vencedor. O Senhor não vai lutar por você, mas, com certeza, lutará com você, e não sei se percebeu, mas você já está na arena da vida, a luta já vai começar. Resta saber quem vai vencer: você ou o seu medo.
Existem muitos tipos de medos: medo do passado, do presente, do futuro; medo de pessoas de dentro de casa, medo de pessoas de fora; medo de solidão, de multidão; medo de morrer, de viver; medo de homem, outros de mulher. Existem pessoas que têm medo de quem está vivo, outras de quem está morto…
Alguns com medo da traição, outros da paixão; outros com medo do perdão (dar ou receber); alguns com medo de falar, outros com medo de calar; alguns com medo do conhecido, outros do desconhecido. Enfim, são muitos tipos de temor e escrever uma lista de todos seria talvez algo quase impossível. Certa vez ouvi padre Rufus dizer que o demônio é o “deus do medo” e que esse sentimento é como um louvor aos infernos, quanto mais uma pessoa o alimenta, tanto mais força tem o demônio de fazer mal a ela. Medo e fé são como água e óleo, não se misturam, ou uma pessoa tem fé ou medo; estes não podem existir ao mesmo tempo dentro da mesma pessoa, se o medo vencer, acabará asfixiando a fé.
Ele, na maioria das vezes, surge da nossa imaginação (como Santa Teresa dizia: “A imaginação é a louca da casa”); por isso muitas vezes o medo é como um manipulador, um “cara bom de papo” ou até um ilusionista, que o faz ver o que não existe, acreditar no que não é verdade e assustar-se com fantasmas que já foram sepultados, mas que ele insiste em dizer que estão vivos.
Quem não tiver coragem de enfrentar os seus medos nunca descobrirá que é maior do que eles, não importa o nome que tenham; você não pode mais lutar de costas, essa é a posição do pânico, dos covardes, dos derrotados. Na luta entre o Medo X Você, o cinturão da vitória é seu.
Padre Sóstenes Vieira - blog.cancaonova.com/padresostenes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores