Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Carta de renúncia do Papa - em português.


Em primeira mão: Carta de renúncia do Papa - em português
Queridos irmãos,
Convoquei-os a este Consistório, não só para as três canonizações, mas também para comunicar-lhes uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, eu tive a certeza de que meus pontos fortes, devido à idade avançada, não são mais adequados para um adequado exercício do ministério Petrino.
Estou bem ciente de que este ministério, devido à sua natureza espiritual essencial, deve ser feita não só com palavras e ações, mas sem a falta de oração e sofrimento. No entanto, no mundo de hoje, sujeito a tantas mudanças rápidas e abalado por questões de relevância profunda para a vida de fé, para poder governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, a força da mente e do corpo são a força, necessária que nos últimos meses, tem-se deteriorado em mim na medida em que eu tive que reconhecer a incapacidade de cumprir adequadamente o ministério que me foi confiado.
Por esta razão, e bem conscientes da gravidade deste ato, com total liberdade Declaro que renunciar ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, a mim confiada pelos cardeais em 19 de abril de 2005, de tal forma, que a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20:00 horas, a Sé de Roma, a Sé de são Pedro, será livre e um Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice terá de ser convocada por aqueles cuja competência é.
Queridos irmãos, agradeço-lhes muito sinceramente por todo o amor e trabalho com o qual vocês me apoiaram no meu ministério e peço perdão por todos os meus defeitos. E agora, vamos confiar a Santa Igreja aos cuidados de Nosso Supremo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, e implorar à sua Santa Mãe Maria, para que ela possa ajudar os Cardeais com a sua solicitude materna, a eleição de um novo Sumo Pontífice. Com relação a mim, quero também devotamente servir a Santa Igreja de Deus no futuro através de uma vida dedicada à oração. Victor Rafael Léo
Vaticano, 10 de fevereiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores