Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Diário Espiritual de hoje: caiu a grande Babilônia!


"Caiu! Caiu a Babilônia  a grande! Tornou-se morada de Demônios, abrigo de todos os espíritos impuros.
Porque ela embriagou o mundo com o vinho do furor de sua prostituição. Com ela se prostituíram os reis da terra e os mercadores ficaram ricos graças as suas luxúrias desenfreadas.


Saia dela meu povo! Não seja cúmplice de seus pecados, para não caírem em suas pragas."


Ap: 18,2-4

Sabemos que o livro do apocalipse é cheio de metáforas, e seria ignorância levá-los ao pé da letra, assim como Jesus usava parábolas, João usava metáforas, símbolos de suas revelações, para compreendermos melhor essa reflexão, vamos explicar as metáforas.

1º A Grande Babilônia é a mesma grande Prostituta: Ela representa o Império de Roma, terra de prostituição, onde haviam estupros de estrangeiros, homosexualísmo, adultérios, e pra se ter uma ideia, eles comiam até vomitar, existia até um lugar público só para vomitar e logo após voltarem aos seus grandes banquetes, eles eram vaidosos e seus deuses eram deuses de guerra, orgias e luxúrias, por isso Roma é chamada de "A Grande Prostituta".

2º A Grande Prostituta estava sentada sobre a Besta de 7 cabeças e 10 chifres: Roma estava sobe o poder do imperador César, e seus sucessores imperadores, césar era chamado de besta porque se dizia um Deus vivo a quem todos deveriam adorar, controlava os pensamentos do povo e suas ações, ou seja a marca da besta estava na fronte e no coração do povo. Em volta da besta e da prostituta estava um imenso mar de vidro, que significa o povo das várias regiões que formava o império que Roma conquistava em suas guerras, esses imperadores matavam os santos mártires, os quais veneramos até hoje como santa Luzia e são Sebastião etc... as 10 cabeças significam que a sucessão dos imperadores pensavam igual, e os 7 chifres eram seus 7 reinos.

Historicamente sabemos qual foi o destino de Roma, ela foi incendiada e conquistada pelos inimigos, fazendo se cumprir a profecia contra ela por conta do martírio dos santos, ela perdeu seu império, e caíram também aqueles que confiaram nela...

Diante dessa introdução, a leitura de hoje, proclama a queda da grande prostituta, que naquela época era Roma, mas que hoje representa representa lugares de prostituição, ou a prostituição em si, e a palavra de Deus nos adverte que não devemos estar no meio dessa prostituição que há no mundo, para não termos o mesmo destino que ela, ainda na vida essas pessoas recebem o castigo pelas suas blasfêmias e seus pecados, assim como Roma, e o senhor nos diz que não devemos nos deixar seduzir pelas prostituições do mundo...

2 comentários:

  1. Lembre-se que o profeta fala que a Babilônia espiritual está assentada sobre sete montes (Ap 17:9). Ele está querendo dizer mais do que os nomes das montanhas que cercam a cidade de Roma, onde está a sede da Babilônia espiritual. Montes têm o significado de poder, reinos (Jeremias 51:24-25; Daniel 2:35, 44; Isaías 13:4).
    Quando Deus revela que esse poder estaria apoiado sobre sete montes, está mostrando a grandeza e a autoridade que seriam manifestados por esse poder em todos os tempos. Já os sete reis são aceitos como sendo as sete formas de governo que Roma experimentou, que foram: os reis, Cônsules, Ditadores, Tribunos, Decenvirato, Imperadores e Papas.

    Nos dias de João, o anjo disse que cinco já haviam caído (Reis, Cônsules, Ditadores, Tribunos e Decenvirato), e um existe (Imperadores), e o outro não é vindo (Papal), e que duraria pouco tempo. Essa expressão “pouco tempo” pode ser entendida que esse último poder terá um tempo determinado. Ele não reinará eternamente. Um dia terá seu fim, um dia a grande Babilônia cairá.
    Após João contemplar algumas características da Babilônia espiritual, ele vê um outro anjo, como que vindo do trono de Deus. Dizia algo que aparentemente é impossível de acontecer. Na descrição do profeta, o anjo clamou com grande voz, o que indica que será algo ouvido em todas as partes do mundo, porque a sua atuação foi mundial. Seus ensinos atravessaram os mares, cruzaram continentes e alcançaram os lugares mais longínquos da terra. O seu vinho (doutrinas contrárias à Bíblia) foi a todos os povos da terra (18:3), e Babilônia foi vista em queda pelo profeta.

    Essa profecia é uma repetição da que já foi estudada na terceira mensagem apresentada em Apocalipse 14. A profecia aponta que esse poder apóstata caiu. A queda da Babilônia espiritual acontece em dois momentos. O primeiro é quando o “outro anjo” (18:1), descer do céu, e iluminar a terra toda. Se a terra precisa ser iluminada, é sinal que ela está em trevas. O mundo vive na mais densa escuridão, mas há uma profecia que aponta que chegará um dia que a luz vai ser difundida de uma forma muito ampla. A luz chegará a todas as pessoas e cada um terá que escolher: ficar nas trevas ou andar na luz que está sendo apresentada.

    A segunda etapa da queda será quando os ímpios entenderem que foram enganados por esse poder apóstata, e não mais lhe darão o seu apoio.

    ResponderExcluir
  2. Amém, obrigado pelo ajuda o conteúdo é muito bom. E me ajudou

    ResponderExcluir

Seguidores