Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

sábado, 9 de março de 2013

Morte do ex-seminarista Iathagildo e o pedido de justiça.


Na última sexta-feira, 08, completaram sete dias do falecimento de Iathagildo Pereira de Carvalho, 27 anos, conhecido como Iá, na cidade de Araripina.

Iá faleceu na noite de sábado (02/03), vítima de acidente de trânsito, quando voltava de uma comunidade cristã católica, na qual ele tinha ido realizar Celebração da Palavra de Deus. Era por volta das 20h25, quando na BR 316, um motorista de veículo automóvel (tudo indica que modelo S10), conduzido em alta velocidade, pegou por trás, a moto conduzida por Iá, jogando-o fora do acostamento. O motorista assassino, fugiu sem prestar socorro. Iá, teve Traumatismo Crânio Encefálico e Abdominal, foi socorrido pela polícia para o Hospital e Maternidade Santa Maria, onde recebeu os primeiros socorros e depois foi transferido para Barbalha (CE), onde não resistiu e faleceu.

O velório foi realizado no Centro Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, onde Iá dedicou toda a sua vida como agente pastoral e era funcionário da Secretaria Paroquial. O sepultamento, foi realizado na manhã da segunda-feira (04/03) com muitas homenagens e a participação de vários padres das Dioceses de Petrolina e Salgueiro,  muitos fieis católicos e uma grande quantidade de jovens da Pastoral da Juventude (PJ), da qual Iá era líder.

Durante o cortejo fúnebre, merece destaque o buzinaço de motos e carros, em homenagem a Iá, mas também, chamado de atenção para a violência no trânsito e pedido de justiça.

Neste final de semana, várias paróquias das Dioceses de Petrolina e Salgueiro, realizarão missa de 7º dia em memória de Iathagildo Pereira de Carvalho. Nestas celebrações recordaremos, quem foi o jovem Iá e seu legado no trabalho em defesa da vida; mas também exigiremos das autoridades agilidade na investigação, identificação do motorista assassino, processo, julgamento e condenação do mesmo.

Faremos memória de todas as vítimas da violência no trânsito e da impunidade, pois não se tem notícias de investigação e punição das pessoas que tem vitimado ou contribuído para tantas mortes em nossa região. Toda semana temos mortes por acidades de trânsito, quer seja por batidas entre veículos em virtude das altas velocidades, quer seja por falta de habilitação dos condutores ou de manutenção dos veículos, quer seja por animais nas rodovias.

Neste sábado (09/03), o Setor Diocesano da Juventude, deve aprovar em reunião, a ser realizada na cidade de Trindade, o envio de um documento às autoridades, sobre a violência e o extermínio de jovens nas cidades da Diocese de Salgueiro. Inicialmente, este documento deve ser enviado ao Governo do Estado pedindo agilidade nas investigações e maior rigor na prevenção; ao Ministério Público de Pernambuco para tomas as medidas necessária à prevenção e punição e à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco para que venha até a região realizar uma Audiência Pública sobre a violência no trânsito, o alto índice de homicídios e de suicídios.

Ademais, o Setor Juventude da Diocese de Salgueiro, acompanhará de perto todo o processo envolvendo a morte de Iá e exigirá rigor na investigação de todas as mortes ocorridas ou que venha a ocorrer nas 15 cidades da Diocese de Salgueiro, envolvendo jovens.
Fonte: setordiocesanodajuventude-salgueiro.blogspot.com.br (com alterações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores