Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Significado dos símbolos do Advento.

Coroa do Advento:
Já sabemos que advento é um novo tempo de preparação do coração do cristão para a avinda do senhor, a segunda vinda, prefigurada na primeira vinda, então é um tempo de reavaliar a caminhada, recomeçar, renovar a esperança, e o mais belo desse tempo litúrgico é a forma como os cristãos a celebram enchendo suas casas de sinais, cores e brilho para celebrar a alegria do tempo que Deus veio visitar os homens e o tempo em que Ele retornará para buscar seus servos para viverem junto dele.
Um desses adornos é a coroa do advento:

Ela é um adorno pagão ao Deus sol que se escondia no inverno, mas no dia 25 de dezembro reaparece trazendo luz, beleza e vida para o povo. Os cristãos associaram essa imagem a Jesus que veio mas que se escondeu, os pagãos acreditavam que oferecendo ao deus sol a coroa no advento ele retornaria 25 de dezembro, os cristãos usam essa coroa para significar que eles ainda estão esperando o retorno do grande sol (Jesus), e eles usam os elementos naturais (Inverno-Advento e Primavera-Páscoa) para celebrar os mistérios de Deus no tempo.

A Coroa era feita com uma roda de carroça, elas eram vermelhas, enfeitada com uma fita vermelha e ramos de pinheiro. As velas eram um pedido de luz e calor, (uma roda de foto), os ramos verdes de pinheiro eram um pedido de vida, que concedesse benção de prosperidade e saúde, vitalidade. Para os cristãos as velas representam os quatro domingos do advento, no Brasil são usadas quatro cores litúrgicas mas não é necessário, podem ser vermelhas mesmo ou brancas sem problemas, o importante é que sejam velas, como toda vela, para o cristãos elas são um pedido para que Deus venha nos iluminar com sua luz de graça espiritual, significa que eles são fiéis que esperam sua volta. Os ramos verdes é um pedido de vida, mas não de uma vida terrena, mas da vida eterna que Jesus possui e que não se acaba mais. e o laço vermelho representa o amor de Deus pela humanidade. Seria interessante ver a coroa do advento na casa dos cristãos, acesa sempre nos jantares em família, até o natal onde se acendem as quatro...
É um lindo simbolo litúrgico e cristão.

A Árvore de natal é um pinheiro, simbolo do Cristo, porque o pinheiro está sempre verde, mesmo no inverno, sempre vivo, é o cristo imortal. O Pinheiro e enfeitado com anjos, laços, sinos, etc... são os adornos do Rei, em baixo dele são postos os presentes de Natal, os cristãos se confraternizam presenteando-se como simbolo do amor que é sinal de que a graça de Cristo está entre nós, Onde Existe o amor, Deus aí está. As Luzes que enfeitam a árvore e decoram a casa são lembranças de que Deus nos visitou numa noite, na noite de natal, Deus se fez homem. A Primeira árvore de natal foi feita pelo protestante Lutero, mas é adotada universalmente por todos os cristãos. Também acho inadmissível que um cristão passe um natal sem uma árvore decente. As Bolas de natal eram pedidos embrulhados em papel e pendurados na árvore, com enfeites, são os pedidos que a família deve fazer, e colocá-las aos pés da árvore. Algumas vezes se colocavam algumas frutas que eram comidas na noite de natal, é um pedido de fartura.


O Presépio foi uma ideia de S. Francisco para celebrar o natal, enquanto fugiam de uma perseguição, Santa Clara recebeu o menino Jesus em seus braços, não se sabe se foi uma visão, ou um milagre mesmo, mas muitos franciscanos a viram com o menino nos braços enquanto arrumavam o presépio, eles refletem a beleza daquela noite e nos fazem mergulhar no mistério da encarnação divina, é como se nós transformássemos a nossa casa num versículo bíblico ilustrado e cheio de temas espirituais e ricos. Por isso eu sempre faço questão de enfeitar a minha casa e recomendo a todos, assim o natal se faz mais presente no meio de nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores