Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

2º Domingo da Quaresma: A Provação da Fé!

Estamos mais uma vez no tempo de quaresma, intensificando nossos exercícios espirituais para manter a chama da fé viva até que um dia estejamos na presença de Deus prestando contas. Nada melhor para fortalecer a nossa fé, do que ouvirmos atentos a sua palavra e lutar para pô-la em prática.

Nesse segundo domingo da quaresma encontramos o testemunho de Abraão, que confiou numa voz estranha que falava dentro do seu coração, confiou de tal modo que não foi capaz de negar seu próprio filho por fidelidade a Deus, ele foi o primeiro grande homem de fé da história sagrada
, assim todo homem e mulher que tem fé são considerados filhos de Abraão e parte do povo de Deus. A Pergunta é: Eu sou ou quero ser parte desse povo de Deus? Sou ou quero ser um homem de fé? O quê eu seria capaz de sacrificar para estar com Deus, meu domingo? Meu descanso num feriado? Algumas horas de lazer com minha família? Uma comida preferida? Ás vezes mal chove ou falta energia e nós logo desistimos de ir a missa... como anda então a nossa fé? Será que seriamos capazes de sacrificar nossos filhos como Abraão por amor a Deus? A Questão é que no caso de Abraão era apenas um teste, uma provação, mas nós não seriamos capazes de tal ato, mas Deus não foi capaz de negar a vida de seu Filho na Cruz por amor de nós! por isso na quaresma somos convidados a fazer pequenos exercícios de renuncia pessoal, pequenos jejuns, para deixar a nossa fé mais forte, para que no tempo de tribulação possamos estar prontos para dar a nossa própria vida por amor a Jesus, como fazem hoje os mártires no oriente médio, eles são mortos pela sua fé, mas não renegam a Cristo para salvar a própria vida, porque se qualquer um deles negasse a Cristo a mudasse de religião, a vida deles seria poupada! Eu me envergonho de mim mesmo, lembrando quantas vezes deixei de ir a missa só pra não ficar molhado com água da chuva! Senhor Tende Piedade de nós!

O Salmo 115, canta o sofrimento de um homem justo que mesmo na hora da tribulação sabe que Deus está com ele. irmãos a verdadeira fé não se manifesta em tempos de graça, mas a verdadeira fé brilha durante a noite escura da alma, na hora do sofrimento. E nós quando sofremos, sofremos com confiança em Deus?

Na carta aos Romanos, Paulo não teme o perigo, porque sente a força da presença de Deus, "Se Deus é por nós quem será contra nós?" Ele sabe que Deus está cuidando de tudo por isso ele não tem medo do que possa vir!


Por fim, no evangelho de Marcos, Jesus dá um sinal aos discípulos sobre quem Ele é, suas vestes brancas são um sinal de sua santidade, Ele é Deus; A presença de Moises e Elias representam a lei (os 10 mandamentos) e os profetas com suas visões. A Lei falava de Cristo, cumprir a lei é buscar estar mais perto de Deus e viver em santidade, mas nenhum homem é capaz de cumprir a lei,por isso todos estão condenados a morte, por isso Deus se fez homem, cumprindo a lei,morreu em nosso lugar, para que todo aquele que acreditasse no Cristo fosse perdoado e salvo. Ao Mesmo tempo todos os profetas em suas visões anunciavam a vinda de Cristo, então aquela hora estava se cumprindo a plenitude dos tempos, a hora em que todos os homens seriam salvos de seus pecados, os que vieram antes e os que viriam depois de Cristo. A Tentação de Pedro era querer ficar alí, naquele momento bom de graça e adoração, em que o céu se abria e a glória de Deus brilhava. Pedro representa a Igreja, o povo de Deus que unido é a Igreja. Nós somos tentados a querer somente os momentos de adoração, louvor, glória, milagres. Mas a missão de Jesus era a Cruz, se Ele não morre na cruz, nós não seriamos salvos. Nós somos salvos 1º pelo sacrifício de Jesus na Cruz, depois pela nossa fé nele, o que nos faz querer segui-lo, e seguir Jesus é tomar a nossa Cruz com fé mesmo que isso custe sacrifícios como o de Abraão, ou ainda que custe a nossa própria vida, não fiquemos presos a momentos de glória, mas tenhamos a coragem de nos entregar a Deus, ainda que custe a nossa própria vida. Essa é a proposta do evangelho de hoje, é a mensagem de Deus para nós, e a quaresma é apenas um exercício para isso, para que nas horas da tribulação possamos cantar como o salmista: Andarei na presença de Deus, Junto a Ele na terra dos Vivos! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores