Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

domingo, 27 de dezembro de 2015

Especial Natal e final de ano: padre Antônio Moreno, coordenador diocesano de pastoral, envia mensagem reflexiva sobre o Natal.

Estimados amigos e irmãos,
Uma das vantagens do mundo globalizado é a circulação global e instantânea da informação que nos leva hoje a ser mais conscientes do sofrimento que há no mundo e dos problemas da humanidade. Por exemplo:
- a pobreza de milhões de pessoas que não conhecem outra realidade a não ser o sofrimento e a exploração.
- a enorme pobreza de não conhecer Cristo, um fato que, segundo Madre Teresa de Calcutá, é "a primeira pobreza dos povos".
- as guerras, as injustiças e as "estruturas de pecado" que podem parecer inevitáveis e impossíveis de erradicar do mundo complexo em que vivemos.
- a agressão à vida da concepção até seu fim natural.
- a crise da família, insubstituível célula básica de uma sociedade sadia e próspera.
- o relativismo cultural e moral que faz perder o sentido da busca e da existência da verdade.
- a desequilibrada e míope relação com a natureza, às vezes explorada de forma selvagem, às vezes "idolatrada" e paradoxalmente objeto de uma atenção maior do que a reservada ao ser humano.
- os que sofrem enfermidades.
- um desenvolvimento científico e tecnológico que tenta avançar a qualquer custo sem a preocupação com meio ambiente e a dignidade do ser humano.
- os que ainda morrem mártires em muitos lugares do mundo por testemunhar e levar Cristo.

- a agressividade, a hostilidade e a censura em relação ao Papa e à Igreja no anúncio da mensagem de verdade e amor do Evangelho.
- a crise econômica que ainda atinge países inteiros e parecer esconder os horizontes de esperança a tantas pessoas.
Frente a tudo isso, nós, como cristãos, não podemos deixar que o pessimismo nos paralise!
Como ensina a ‘Gaudium et Spes’, o mundo nos apresenta motivos de tristeza, mas também de alegria e esperança. Há sementes de vida, verdade e amor, muitas vezes silenciosas, que as pessoas de boa vontade cultivam em todos os cantos, construindo o Reino de Deus.
Que haja perseguições, problemas, sofrimentos e injustiças é muito triste, e isso toca a sensibilidade humana. Mas são fatos, e cada época deve enfrentar e superar seus graves problemas. A nós corresponde enfrentar os de hoje!
Estamos convencidos de que hoje faz falta fortalecer uma grande mensagem de esperança! Uma mensagem na qual todos os homens possam sentir-se unidos numa grande missão de desenvolvimento, amor e solidariedade.
É a mensagem que uma multidão de homens e mulheres de boa vontade não cansa de anunciar pelo mundo, assim como a Igreja, o Santo Padre e os cristãos que tentam pôr em prática o Evangelho.
A grande mensagem de esperança é o próprio Cristo, cujo Natal celebramos cheios de esperança e alegria!
A mensagem e a experiência de Cristo são o maior dom que existe. A partir dessa experiência fundadora tudo pode advir: a paz, a justiça, o amor, o crescimento humano e espiritual das pessoas e de sociedades inteiras. Que possamos celebrar o Mistério da Encarnação com este espírito e que o Natal renove a consciência de nossa missão e a esperança que não decepciona porque Jesus nasceu, Ele está em nosso meio. Ele é “Deus está conosco”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores