Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

domingo, 7 de agosto de 2016

O que é a vocação?

Estamos no mês de agosto, mês vocacional dentro do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, há pouco mais de três meses de seu encerramento, por isso, quem até agora não aproveitou esse tempo de graça, invista na proposta de experimentar a misericórdia de Deus.
Quando se fala em vocação, já se pensa em uma vocação específica para o sacerdócio ou vida religiosa, mas todos somos vocacionados. A primeira grande vocação humana é a vida, a própria Sagrada Escritura nos ensina: “Somos obra de Deus, criados em Cristo Jesus” (Ef 2,10).
A outra vocação comum a todos nós, é a vocação à santidade. E por santidade entendemos: a vontade de chegar à perfeição no seguimento a Cristo, anunciando seu Evangelho por onde formos, sendo testemunhas Dele, fazendo parte de uma comunidade de fé, como membro de sua Igreja.
Ser testemunha de Cristo é cultivar um coração amoroso como o Dele, para que nossas palavras e principalmente atitudes reflitam a santidade de Jesus. No coração de Jesus não cabe amargura, ódio, mágoas, intrigas, discórdias e desavenças, isso significa que no nosso coração também não deve existir essas coisas.
Neste momento, você deve estar se questionando, assim como eu estou, como está o seu coração. E se estamos longe de ter atitudes como as de Jesus, não podemos desistir. Ao contrário, isso é motivo mais que suficiente para mudar os sentimentos que nos movem. 
Para isso, é necessário que façamos uma sincera e verdadeira busca interior quanto àquilo que permitimos crescer e fortalecer-se dentro de nós. É preciso saber onde estamos para almejar onde gostaríamos de estar. Não é assim na vida profissional? O mesmo acontece na vida espiritual, na busca da santidade.
Nesse caminho e nessa busca, a vivência dos Sacramentos é uma forma de saber por onde seguir, qual rumo tomar. Principalmente na Confissão, que nos permite uma autorreflexão e um despojar-se perante Jesus, permitindo assim a cura e a reconciliação, porque só Deus perdoa os pecados. Os padres e bispos, ao celebrar esse Sacramento, são sinal e instrumento do amor misericordioso de Deus para com o pecador. (Enviado por: Equipe Evangelizar - Texto: Padre Reginaldo Manzotti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores