Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

domingo, 6 de novembro de 2016

Por que os católicos rezam pelos mortos?

Para entender o sentido da oração pelas pessoas que já morreram é essencial compreender um pouco das realidades que existem após a morte física: céu, purgatório e inferno.
As que morreram em perfeita amizade com Deus já estão no céu em espírito, aguardam a ressurreição (exemplo do ladrão arrependido de Lc 23,43) e não precisam de oração, mas podem orar por nós. As que tiverem o triste destino do inferno não podem se beneficiar de nossas orações e de lá jamais sairão. Então falta entender a doutrina a respeito do purgatório e a utilidade de nossas orações por aqueles que se purificam para entrar no céu:
“Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do Céu.”
“No que concerne a certas faltas leves, deve-se crer que existe antes do juízo um fogo purificador... Este ensinamento apóia-se também na prática da oração pelos defuntos, da qual já a Sagrada Escritura fala: "Eis por que ele (Judas Macabeu) mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos que haviam morrido, a fim de que fossem absolvidos de seu pecado" (2Mc 12,46).
Desde os primeiros tempos a Igreja honrou a memória dos defuntos e ofereceu sufrágios em seu favor, em especial o sacrifício eucarístico, a fim de que, purificados, eles possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja recomenda também as esmolas, as indulgências e as obras de penitência em favor dos defuntos.”
Resumindo: devemos rezar sempre pelos mortos pois não podemos saber em qual realidade eles se encontram e além do mais a oração sempre fará bem ao menos a quem reza.
Referências:

Biblicas: 2Mc 12,46 (Macabeus); Mt 5,25-26; Mt 12,32; 1Cor 3,15; 1Pd 1,7 (Por: padre Francisco Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores